Ir para o conteúdo principal
Especialista em VW desde 1989 Encomendado antes das 15h (CET)? Enviado no mesmo dia!

Termos e condições gerais


Termos e condições gerais da Paruzzi B.V.
Endereço da filial: Kreeft 16, 4401 NZ Yerseke (NL)
Número da Câmara de Comércio: 50372092
Website: www.paruzzi.com
Este texto é uma tradução da versão oficial em neerlandês e é disponibilizado apenas para fins informativos.
Apenas a versão em neerlandês arquivada na Câmara de Comércio é legalmente válida.
Artigo 1 - Definições
Nestes termos e condições gerais, aplicam-se as seguintes definições:
- Vendedor : Paruzzi B.V., utilizador destes termos e condições gerais.
- Cliente : a pessoa singular ou coletiva que celebra ou (potencialmente) deseja celebrar um contrato com o Vendedor.
- Consumidor : uma pessoa singular que atua para fins que não se enquadram na sua atividade comercial ou profissional.
- Produto : qualquer artigo ou serviço fornecido pelo Vendedor, como, em particular, peças e trabalhos em veículos.

Artigo 2.º - Aplicabilidade
1. Estes termos e condições aplicam-se a todas as ofertas, cotações, entregas e acordos do e com o vendedor.
2. Apenas as divergências destes termos e condições gerais acordadas por escrito são vinculativas.
3. Uma disposição na oferta ou numa oferta/cotação do vendedor tem precedência sobre uma disposição conflitante nestes termos e condições gerais.
4. Se uma disposição destes Termos e Condições Gerais ou de um contrato entre o Vendedor e o Cliente for total ou parcialmente inválida ou de outra forma inaplicável - por exemplo, nula ou anulada - os restantes acordos permanecerão em vigor e será aplicável um acordo que se aproxime o mais possível do acordo inaplicável em termos de finalidade, conteúdo e âmbito e que seja válido.
5. Os termos e condições gerais do Cliente não se aplicam aos acordos com o Vendedor.

Artigo 3 - Oferta e celebração do contrato
1. Todas as ofertas no site do vendedor e todas as cotações/ofertas feitas pelo vendedor são consideradas convites não vinculativos para o cliente fazer uma oferta e estão sujeitas à disponibilidade/estoque.
2. As informações sobre o stock fornecidas pelo vendedor são as mais atualizadas possíveis. No entanto, se um produto encomendado pelo cliente estiver inesperadamente esgotado, o vendedor pode cancelar a encomenda sem ser responsável por qualquer compensação.
3. Um contrato entre o vendedor e o cliente só é estabelecido quando o cliente faz/emite uma encomenda/atribuição que é subsequentemente confirmada pelo vendedor.
4. O prazo para uma encomenda/confirmação de encomenda é de trinta dias. O vendedor tem o direito de não confirmar uma encomenda/atribuição, com ou sem justificação.

Artigo 4.º - Preços e pagamento
1. Todos os preços indicados no site do Vendedor e nas ofertas/orçamentos são em euros e incluem IVA, salvo indicação em contrário.
2. Se não for especificado nenhum preço, será aplicado o preço em vigor no dia da entrega efetiva.
3. O pagamento será efetuado antecipadamente, salvo acordo em contrário. Se for acordado o pagamento por fatura, será aplicável um prazo de pagamento de catorze dias após a receção da fatura.
4. Se o Cliente tiver celebrado um contrato com o Vendedor para a realização de trabalhos (em combinação ou não com a entrega de peças/materiais), o Vendedor terá o direito de aumentar unilateralmente o preço devido pelo Cliente de forma proporcional, no caso de aumentos do preço de compra devido a variações nas taxas de câmbio e aumentos nos preços de fábrica/importação com que o Vendedor se depara após a celebração do contrato, mas antes da conclusão dos trabalhos.
5. O preço do trabalho indicado antecipadamente pelo vendedor é uma estimativa, salvo acordo expresso em contrário por escrito. A menos que tenha sido expressamente acordado um preço fixo para o trabalho, o preço pode ser excedido em dez por cento, apresentando as razões para tal. Se tal for o caso, o Cliente será informado imediatamente. O Cliente tem então o direito de rescindir o contrato. Se parte do trabalho já tiver sido realizada, o pagamento dessa parte é devido.
6. Será fornecida uma fatura detalhada pelo trabalho realizado.
7. Em caso de atraso no pagamento, o cliente deverá, por força da lei, pagar imediatamente os custos de cobrança extrajudicial.
8. Os custos de cobrança extrajudicial ascendem a quinze por cento do montante principal devido.
9. Os dois parágrafos anteriores não se aplicam a clientes que sejam consumidores.

Artigo 5.º - Entrega e transferência do risco
1. Os prazos de entrega, entrega e execução indicados são indicativos e não constituem prazos máximos, salvo acordo expresso em contrário por escrito.
2. Os prazos começam a contar a partir do momento em que o contrato é celebrado, desde que todas as informações e/ou itens necessários e a serem fornecidos pelo cliente para a execução do contrato estejam na posse do vendedor.
3. O vendedor não se responsabiliza por atrasos causados por transportadoras/empresas postais.
4. Um prazo de execução do trabalho indicado antecipadamente pelo vendedor é uma estimativa, salvo acordo expresso em contrário por escrito. A menos que tenha sido expressamente acordado um prazo fixo para o trabalho, o prazo de execução pode ser excedido em dez por cento, indicando o(s) motivo(s). Se tal for o caso, o cliente será informado imediatamente. O cliente tem então o direito de rescindir o contrato. Se parte do trabalho já tiver sido executada, o pagamento dessa parte é devido.
5. Se um contrato celebrado (também) disser respeito a trabalhos, em caso de abandono/atraso na entrega dos itens/peças necessários, o prazo de execução especificado será prorrogado proporcionalmente. O parágrafo do artigo anterior não se aplicará nesse caso. Se, como resultado, o prazo original for excedido em mais de noventa dias, o cliente poderá rescindir o contrato. Se parte do trabalho já tiver sido realizada, o pagamento será devido por essa parte.
6. O risco relativo às mercadorias a serem entregues pelo Vendedor será transferido para o Cliente no momento da entrega ao Cliente ou a um terceiro por ele contratado.
7. O transporte do veículo do Cliente ou de peças do mesmo de e para o local onde o trabalho está a ser realizado pelo Vendedor será por conta e risco do Cliente e da responsabilidade do Cliente, salvo acordo expresso em contrário.
8. Se o trabalho for realizado em um ou mais itens do Cliente nas instalações do Vendedor, o Cliente será responsável pelos custos de armazenamento de € 30 por dia ou parte dele, enquanto os itens estiverem nas instalações do Vendedor, a partir do quinto dia útil após a notificação de que estão prontos.

Artigo 6 - Direito de rescisão (apenas para consumidores)
1. Se o cliente for um consumidor, tem o direito de revogar/cancelar um contrato de compra celebrado à distância (por exemplo, através da Internet, telefone ou e-mail) no prazo de catorze dias após a entrega - o período de reflexão - sem indicar os motivos. Após a devolução dos produtos entregues, o vendedor reembolsará o preço pago por eles, acrescido de quaisquer custos de envio, ao cliente no prazo de cinco dias úteis.
2. Se o cliente exercer o direito de rescisão, os produtos entregues devem ser devolvidos ao vendedor no prazo de catorze dias, sem terem sido utilizados, sem danos e, na medida do possível, na sua embalagem original.
3. Não há direito de rescisão para produtos personalizados.
4. Para peças eletrónicas com embalagem aberta ou sem embalagem, não se aplica o direito de rescisão.
5. Os custos de devolução são suportados pelo cliente. Os custos de envio de devolução estão listados no site do vendedor. O risco relativo aos produtos devolvidos não será transferido de volta para o vendedor até após a entrega ao vendedor.

Artigo 7 - Conformidade
1. As não conformidades e (outras) reclamações devem ser comunicadas ao Vendedor por escrito no prazo máximo de sete dias após a entrega, sob pena de caducidade dos direitos do Cliente a este respeito. No caso de não conformidades e (outras) reclamações que venham a ser detectadas posteriormente, as não conformidades e (outras) reclamações devem ser comunicadas no prazo de sete dias após a data da descoberta ou a data em que a não conformidade poderia razoavelmente ter sido descoberta, sob pena de caducidade dos direitos do Cliente a este respeito.
2. Os compradores que sejam consumidores devem comunicar a não conformidade e outras reclamações no prazo de catorze dias a contar da data da descoberta ou, se anterior, da data em que a não conformidade e/ou (outras) reclamações poderiam razoavelmente ter sido descobertas, sob pena de perda dos direitos do Cliente a este respeito.
3. As imagens, desenhos, especificações de capacidades e outras descrições apresentadas/fornecidas pelo vendedor são tão precisas quanto possível, mas são permitidos pequenos desvios, a menos que o vendedor tenha confirmado expressamente a exatidão e/ou adequação funcional dos mesmos ou a conformidade exata a pedido do cliente.

Artigo 8.º - Responsabilidade
1. O Vendedor só será responsável por danos diretos resultantes de não conformidade, atos ou omissões intencionais, negligência deliberada e atos ou omissões ilegais, sem prejuízo das demais disposições destes termos e condições gerais e de outros acordos.
2. O Vendedor não será, em circunstância alguma, responsável por danos indiretos ou consequentes, incluindo perda de rendimentos/volume de negócios/lucros.
3. O Cliente é obrigado a indemnizar e compensar o Vendedor por todas as reclamações de terceiros relacionadas com a execução do Contrato, na medida em que a lei não impeça que tais reclamações sejam suportadas pelo Cliente.
4. Se o vendedor remeter para websites ou informações de terceiros, o vendedor não é responsável pelo conteúdo desses websites ou informações.

Artigo 9 - Garantia
1. Os produtos permanecem propriedade do vendedor até que o cliente tenha pago integralmente. O cliente não pode revender, penhorar ou processar esses produtos até que a propriedade tenha sido transferida.
2. Se o vendedor tiver motivos razoáveis para tal, o cliente deverá, a pedido do vendedor, fornecer imediatamente uma garantia por tudo o que o cliente deve ou virá a dever ao vendedor nos termos do contrato em vigor.

Artigo 10 - Privacidade
O vendedor processa os dados pessoais de acordo com a AVG, conforme incluído na sua declaração de privacidade .

Artigo 11 - Litígios
1. As reclamações podem ser comunicadas ao vendedor através do endereço de e-mail que se encontra no site do vendedor. O vendedor esforça-se sempre por encontrar uma solução rápida e adequada.
2. O vendedor trata as reclamações no prazo de catorze dias após a sua receção.
3. As relações entre o vendedor e o comprador são regidas exclusivamente pela lei holandesa.
4. Apenas o Tribunal de Zeeland-West Brabant, com sede em Middelburg, é competente para conhecer dos litígios entre o vendedor e o comprador.
5. Existe também a possibilidade de resolução alternativa de litígios (ADR). O vendedor não está afiliado a nenhuma comissão de litígios específica e não é obrigado a participar num procedimento de resolução alternativa de litígios (ADR), mas está aberto a essa possibilidade em muitos casos.

Artigo 12 - Restrições à exportação e sanções
O comprador reconhece e concorda que os produtos fornecidos pelo vendedor estão sujeitos às leis e regulamentos de controlo de exportação aplicáveis. O comprador está expressamente proibido de exportar, revender, comercializar, alugar ou fornecer, direta ou indiretamente, os produtos a países, entidades, organizações ou pessoas sujeitas a sanções, incluindo, mas não se limitando às impostas pela União Europeia, pelas Nações Unidas e por outras autoridades internacionais ou nacionais relevantes. O comprador é obrigado a informar-se sobre todas as listas de sanções e restrições à exportação aplicáveis. Para cada entrega a terceiros, o comprador garante que a parte em questão não consta de nenhuma das listas de sanções acima mencionadas. O comprador indemniza o vendedor por todas as responsabilidades, custos, danos, multas e custos legais decorrentes da violação desta disposição. O vendedor reserva-se o direito de rescindir imediatamente o contrato de venda, sem responsabilidade por indemnização, se o comprador violar esta disposição. O vendedor também pode suspender ou recusar a entrega de produtos se houver uma suspeita razoável de que o comprador pretende entregar os produtos a uma parte sancionada.

versão 08-2025